Comportamento do Consumidor


Olá!
Aqui estão alguns conceitos importantes sobre Comportamento do Consumidor.
Estude o conteúdo resumido e navegue pelos links para aprofundar seus conhecimentos:
Processo de Compra
1. Reconhecimento da Necessidade
2. Busca por Informação
3. Análise das alternativas (comparação)
4. Decisão de compra
5. Compra (transação)
Graus de Relacionamento Cliente/Marca
1. Consciência (saber da existência)
2. Conhecimento (ter acesso a informação a respeito)
3. Simpatia
4. Preferência
5. Convicção
6. Compra
7. Fidelidade (recompra)
Sujeitos nos Processos de Compra
1. Iniciador (quem reconhece a necessidade e inicia o processo)
2. Influenciadores (modificam opinião dos sujeitos do processo)
3. Decisor (faz a decisão final: qual marca/modelo comprar, quanto comprar, onde comprar)
4. Comprador (quem realiza a transação de compra)
4. Usuário (quem realmente utiliza o produto/serviço adquirido)
Questão para reflexão e estudo:
Nos ambientes virtuais de negócios, quais são as especificidades que podemos apontar quanto ao Comportamento do Consumidor online?

Sobre SeiZo

Administrador, comunicador, educador, artista visual e escritor SeiZo Soares 43, Administrador de empresas (FGV-SP), especialista em gestão educacional, mestre em Educação (PUC-Campinas), docente no ensino superior nas áreas de marketing, comunicação e educação. Escritor especializado em roteirização audiovisual para organizações, ghost writing e presença online. Artista com obras publicadas em música, literatura, fotografia e escultura – esta última com exposições internacionais realizadas, e marca própria no segmento de design e arte joalheria contemporânea (Joya Barcelona 2013 e 2014; Beijing International Art Jewelry Exhibition 2013).
Esta entrada foi publicada em Comportamento, Problemas e questões de pesquisa com as etiquetas , . ligação permanente.

4 respostas a Comportamento do Consumidor

  1. Thaís Nica Barbosa diz:

    O E-commerce acrescentou uma nova alternativa à comercialização das organizações e o relacionamento entre os clientes e as empresas tomou um novo rumo comercial, a comunicação on-line. A interatividade com o computador e a internet transforma não só as transações comerciais, mas também a vida das pessoas através da mudança tecnológica. Com o crescimento constante do comércio eletrônico, observa-se que a chave para competir na economia digital é a inovação do modelo de negócios que explora o poder das redes de negócios.

  2. Nathália Petrucci (RA: 08029951) diz:

    De acordo com a pesquisa sobre a diferenciação da Web e e-business que fizemos na Puc Campinas, percebi que conhecer o comportamento do consumidor é essencial para começar uma diferenciação.
    Com a segmentação de mercado, a empresa saberá qual será o nicho escolhido e a partir desse momento, a empresa irá traçar estratégias que diferencie seus produtos.
    Na charge acima mostra bem os diferentes perfis de clientes. Alguns preferem o conforto de casa e até mesmo pelo fator rápidez comprar via internet, outras ainda são tradicionais e não confiam na internet para fazerem suas compras, devido a vários motivos (clonagem de cartão).
    Obter as duas opções é uma grande ajuda na conquista de novos clientes.
    Fornecer treinamentos que ajudem os funcionários, principalmente os vendedores a identificar os perfis de clientes é essencial.
    Uma vez elaborado essas estratégias, conquistar clientes e aumentar as vendas consequentemente fica muito fácil.
    Portanto, eu acredito muito que a diferenciação em todas as empresas é uma grande ferramenta para o desenvolvimento e para a força do aumento na competitividade da organização, perante um mundo tão globalizado.

  3. Henrique Pilatti Brustolin diz:

    A Internet está mudando o comportamento dos consumidores, especialmente quando se trata de recursos para compra no varejo on-line, o motivo é por ser tratar de um ambiente interativo, a busca continua por informações se torna mais rápida permitindo que o consumidor adquira maior quantidade de informações em um pequeno espaço de tempo, o que torna o processo de tomada de decisão mais ágil e eficiente na hora da compra. Mas tem um porem, ao mesmo tempo que a Internet facilita o processo de tomada de decisão, aumenta também o grau de exigências do consumidores, gerando uma grande dor de cabeça as empresas que oferecem serviços de varejo on-line, pois conforme as exigências do comprador as empresas sempre terá que interagir mais procurando saber as necessidades de seus cliente para poder criar valor a eles.

  4. Patrícia Mascherpe Cuelbas diz:

    Com base no que estudamos na disciplina de marketing na PUC-Campinas percebemos que é extremamente importante para as empresas conhecer o comportamento de seus consumidores, pois entendendo como seus consumidores se comportam a empresa pode atender melhor as suas necessidades, podendo oferecer produtos sob medida e gerando assim a satisfação do cliente além de criar também uma relação de confiança com este.É dessa forma também que as empresas conseguem formular melhores estratégias de marketing e vendas para atingir seus consumidores.
    Na web isso ocorre através de sites bem elaborados, diferenciados, atrativos e de fácil utilização que possibilitam aos consumidores fácil visualização dos produtos/serviços oferecidos e todas as informações necessárias sobre estes, fácil acesso a todas as partes do site que sejam de seu interesse e também a possibilidade de tirar dúvidas ou receber informações através de um chat on-line, desse modo fica mais fácil de conhecer o comportamento dos consumidores e entender as suas necessidades, para melhor atende-las, além disso, cria uma relação de confiança e torna assim, o processo de vendas mais fácil e uma extensão natural do processo de relacionamento.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s