Revista Exame destaca sistemas de recomendação desenvolvido em SC | TISC Tecnologia e Inovação Santa Catarina

O uso de softwares para ampliar a taxa de conversão das lojas virtuais e oferecer uma nova experiência de compra para o consumidor começa a ganhar espaço no mercado brasileiro. Ícones do e-commerce mundial como a Amazon e a Netflix já adotam há anos estas tecnologias. No Brasil, companhias como a Saraiva dão seus primeiros passos. Destaque em edição da primeira quinzena da Revista Exame, os sistemas de recomendação aparecem como ferramenta para suporte, mediação e automação do processo de escolha de produtos e serviços pelo consumidor. Por meio de mecanismos de inteligência artificial, matemática, histórico e entendimento do processo de compra, estes sistemas permitem a identificação da relevância de um item para determinado usuário, na perspectiva de recomendá-los de forma personalizada e automática.

Depois de seis meses de testes, a Livraria Saraiva foi uma das primeiras lojas brasileiras a adotar a tecnologia, conforme publicado por Exame. Desde outubro no ar, a taxa de conversão na categoria de DVDs cresceu 40% e o tíquete médio – valor gasto em cada compra – também aumentou. A tecnologia utilizada foi o RaaS –Recommendation as a Service – implantado pela Chaordic Systems, empresa de Florianópolis que atua desde 2008 neste mercado.

Neste período, a empresa catarinense desenvolveu pesquisas para aprimorar o sistema e ampliar sua eficácia. A aposta neste mercado surgiu após os sócios – João Bernartt e João Bosco -, juntamente com outros pesquisadores, criarem uma equipe para disputar o Netflix Prize, concurso da locadora de filmes norte-americana que premiaria em US$ 1 milhão quem melhorasse em 10% o sistema de recomendação adotado pelo e-commerce.

A equipe que deu origem a Chaordic melhorou em 6% o sistema – o suficiente para ficarem na melhor colocação entre os grupos da América Latina e pensarem num plano de negócios, que contou com o apoio de editais de inovação do CNPq, FINEP e FAPESC. Em 2010, a empresa ganhou novos sócios – a gestora de fundos DLM Invista, capitaneada pelos sócios Paulo Caputo e Jorge Steffens (ex-Datasul/Totvs), que adquiriu 20% da empresa.

A expectativa da empresa é alcançar até final de 2011 mais de 50 clientes, conforme depoimento do diretor João Bernartt à revista Exame.

Confira a reportagem da revista e mais informações sobre a empresa no site.

Sobre SeiZo

Administrador, comunicador, educador, artista visual e escritor SeiZo Soares 43, Administrador de empresas (FGV-SP), especialista em gestão educacional, mestre em Educação (PUC-Campinas), docente no ensino superior nas áreas de marketing, comunicação e educação. Escritor especializado em roteirização audiovisual para organizações, ghost writing e presença online. Artista com obras publicadas em música, literatura, fotografia e escultura – esta última com exposições internacionais realizadas, e marca própria no segmento de design e arte joalheria contemporânea (Joya Barcelona 2013 e 2014; Beijing International Art Jewelry Exhibition 2013).
Esta entrada foi publicada em Ambiente de mercado, Canais de Informação, Comportamento com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s